2010 FIFA World Cup South Africa

Não podia deixar de ser: mais uma Copa do Mundo, mais um game focado no evento. A EA pretende lançar o título no dia 27 de Abril, um mês antes do início oficial das competições que ocorrerão na África do Sul. Mas o que encompassa o título, e vale a pena para aqueles que já possuem FIFA 10? Um pouco cedo para ter as respostas, já que o jogo foi anunciado oficialmente ontem, mas demos uma olhada nas informações disponíveis até o momento.

O maior espetáculo de futebol do planeta

Não há dúvida de que, para se diferenciar de seus títulos anuais, o foco da Electronic Arts desta vez é na experiência e na ambientação, de forma a reproduzir o clima de uma Copa do Mundo. Isto será feito através da atenção aos detalhes, que servirão para retratar todos os times que participaram da competição — desde os primeiros confrontos de classificação até as finais em solo africano.

Isto significa que todos os 199 países competidores estarão presentes no game, cada qual com os estádios utilizados nas partidas de que participaram, seus torcedores — os quais terão bandeiras de suas nações e cantarão em sua língua natal — e os jogadores que compunham o elenco. Tudo para reproduzir fielmente a experiência, com um diferencial: desta vez você pode alterar os resultados e mudar a história.

As diferentes condições de jogo estarão representadas pela primeira vez. O que quer dizer que se o Brasil está jogando contra a Bolívia em La Paz, a altitude terá efeito no cansaço dos jogadores e até mesmo no comportamento da bola. Tudo isto fará com que estratégias diferentes devam ser usadas em locais diferentes, aproveitando as capacidades particulares de cada um dos jogadores.

Para os que não se contentam em jogar contra o computador ou mesmo contra os amigos na sala de estar, o título disponibilizará um modo de torneio online completo, no qual o jogador poderá percorrer todo o caminho desde o período classificatório até as finais. Enquanto o faz, acumulará pontos que contam para seu time e para sua nação como um todo, em um ranking online que junta os resultados de todos.

Muito mais bonito

No que diz respeito ao visual, esta iteração de FIFA World Cup promete melhorar muito o que foi visto em FIFA 10. As mudanças englobam todos os aspectos do game, mas o que está mais revigorado é, sem dúvida alguma, a participação dos torcedores no espetáculo. Desta vez, nada de bonecos padrões balançando os braços — é quase como se houvesse uma inteligência artificial para os espectadores.

Isto porque eles utilizarão câmeras para tirar fotos, o que resulta em flashes durante o jogo todo; existirão animações com as reações dos torcedores a lances empolgantes; eles jogarão confete e serpentina a todo momento, criando aquela sensação de festa típica da Copa do Mundo, além destes objetos ficarem no campo permanentemente; e até mesmo aqueles cartões levantados na arquibancada para formar desenhos serão representados.

Sem falar de um novo sistema de iluminação e de melhorias ao gramado, de forma a deixá-lo mais bonito e tornar todos estes elementos mais realistas. Algo que retorna é a possibilidade de controlar a comemoração dos jogadores, dando assim um toque pessoal às celebrações após cada um dos gols.

Jogabilidade refinada

Como hoje em dia não se pode perder tempo para aprimorar a jogabilidade nos games de futebol, graças à intensa rivalidade entre franquias, este título trará várias modificações que visam melhorar a experiência como um todo e reduzir as frustrações dos jogadores com relação a alguns dos movimentos falhos que ocorrem frequentemente.

Eles são inúmeros, mas vamos tentar descrever alguns: na hora de matar a bola no peito, os jogadores já podem enviá-la em uma determinada direção, ao invés de fazê-lo com os pés após o domínio; este mesmo domínio agora é mais próximo, nada mais de jogar a bola lá na frente e perdê-la para o adversário; e na hora da defesa tirar a bola do perigo, isto é feito imediatamente sem matá-la no peito.

No caso de goleiros e treinadores controlados pelo PC, existe mais variedade. Na hora de defender uma bola, por exemplo, é possível controlar o ângulo do rebote, de forma a não devolver a pelota nos pés de um adversário; ou, no caso do treinador, avaliar melhor cada substituição para que elas sejam mais realistas.

O maior realismo chega também aos passes e chutes, já que agora será possível realizar toques de peito e de ombro, aprimorando a rapidez e a dinâmica das jogadas. Além disso, na hora de bater na bola os jogadores buscarão mais os cantos do gol, de forma a ter uma variedade maior nos tipos de arremates.

Tudo isto para que 2010 FIFA World Cup South Africa seja um título completo por si só, e não apenas um remake de FIFA 10 ou um tie-in inútil. O objetivo da FIFA é um upgrade significativo do que foi visto em seu último game da série, talvez tanto quanto o que é visto ano-a-ano. Resta aguardar para saber o resultado.

Posted by Anônimo | em 02:31

0 comentários: