Números da indústria de games em 2009.

Números da indústria de games em 2009.

2009 acabou há quinze dias, e desde então já houve tempo suficiente para que os analistas de dados juntem muitas informações referentes à indústria de video games e as liberem de forma coerente e compreensiva. Como sempre, a empresa NPD é um dos principais protagonistas na elaboração destas estatísticas, mas existe uma variedade de outros dados interessantes que o Baixaki Jogos compilou para você. Vale lembrar que eles analisam o mercado norte-americano.

Números

A indústria destrinchada

Primeiramente, os números gerais. Com relação ao ano de 2008, o de 2009 teve uma redução considerável, de 8%, gerando movimentação de 19,66 bilhões de dólares — comparados aos 21,4 bilhões do ano anterior. O segmento que mais sofreu foi o de PCs, no qual a queda nas vendas de software foi de 23%, gerando 538 milhões de dólares de lucro.

Este número pode ser comparado à queda total que engloba softwares para consoles, PCs e portáteis, que foi de 11% — passando de 11,7 bilhões em 2008 a 10,5 bilhões em 2009. Softwares de consoles e portáteis, exclusivamente, tiveram uma queda de 10%.

No que diz respeito ao hardware, o declínio continua — com a exceção dos portáteis, que tiveram um crescimento de 6% em suas vendas. A maior queda foi dos consoles, com 13%. Acessórios para video games em geral tiveram uma redução de 1% em seus lucros.

Pode parecer ruim, mas temos que considerar o cenário econômico como um todo e as grandes variações dentro do ano. O mês de dezembro, em especial, foi extremamente bom e quebrou inúmeros recordes de vendas em vários segmentos — o mês foi o melhor da história dos jogos eletrônicos, batendo dezembro de 2008 em 4%.

Além da crise econômica mundial, os preços dos itens na indústria de video games também foram reduzidos consideravelmente, o que contribui para números menores. Como dezembro foi apenas o quarto mês de 2009 em que houve aumento com relação ao ano anterior, é de se esperar que o total seja inferior.

Impulsionados pelas boas vendas do último mês do ano, as três principais companhias da indústria reagiram de forma positiva, declarando que o ano de 2010 parece bastante promissor, conforme você pode conferir individualmente abaixo.

Este foi “um ótimo ano para o PS3”, segundo a própria Sony. Isto porque as vendas de seu console de última geração subiram 22%, passando de 3,8 milhões em 2008 a 4,3 milhões em 2009. A marca PlayStation como um todo gerou lucros de 5,1 bilhões de dólares para a Sony em 2009, o que representa 26% do mercado de video games no ano.

O novo preço das plataformas ajudou bastante, além dos novos modelos, complementados pelo lançamento de diversos títulos de peso que ajudaram a aumentar as vendas. De acordo com Patrick Seybold, da Sony Computer Entertainment of America, “nunca houve tempo melhor para ser dono de um PS3”.

Títulos como Modern Warfare 2, o mais vendido do console, com mais de 2,8 milhões de cópias compradas; e Uncharted 2, o quarto mais vendido com mais de um milhão de cópias, certamente impulsionaram e deram credibilidade à plataforma. O segundo e o terceiro foram Madden NFL 10 e Assassin's Creed 2, respectivamente.

Segundo a própria companhia, este foi um ano importantíssimo para o Xbox 360. Mais de 10 milhões de unidades foram vendidas em território estadunidense, levando a um total de mais de 39 milhões de unidades vendidas desde que o console inaugurou a mais recente geração de plataformas.

A franquia Xbox gerou um total de lucros de 4,8 bilhões de dólares, englobando software, hardware e acessórios. Só os softwares foram responsáveis por 2,7 bilhões. O que não é de se espantar, considerando o sucesso descomunal de Modern Warfare 2, que em sua versão para X360 foi o jogo para console mais vendido do ano.


Fechando o ano com 3,8 milhões de Wiis vendidos em dezembro, a Nintendo não tem do que reclamar. Ainda mais com 3,3 milhões de unidades do DS e DSi vendidas. Isto leva a franquia do portátil a 11,2 milhões de vendas e o Wii a 9,6 milhões — o que significa que quase um quinto (18,7%) de todos os consoles caseiros desta geração vendidos pela Nintendo foram comprados nos meses de novembro e dezembro de 2009.

No quesito software, a Nintendo dominou. Sete dos dez jogos mais vendidos do ano são para consoles da empresa — o primeiro lugar da lista só não foi atingido por causa do fenômeno chamado Modern Warfare 2, mas New Super Mario Bros. Wii, Mario Kart, Pokémon Platinum e os diferentes games de esporte da franquia Wii tomaram conta do ranking.

Com 27,2 milhões de Wiis vendidos até hoje nos Estados Unidos, juntamente com 38,8 milhões de DS, a Nintendo possui uma base enorme para a distribuição de seus games e os de seus parceiros. O mercado casual não para de crescer, e a empresa está surfando alto nas ondas desta moda.

Resumindo

Embora como um todo o ano de 2009 tenha sido mais fraco do que o de 2008, o que se viu foi a explosão de franquias de grande nome que conseguiram angariar uma quantidade sem precedentes de fãs. Tanto as novas séries quanto as já estabelecidas conseguiram manter seu espaço com perdas mínimas se comparadas a outros segmentos do mercado em crise.

Tudo isto faz com que 2010 seja um ano promissor, já que temos programados os lançamentos de inúmeros títulos fantásticos que prometem acirrar a competição pelos melhores e mais vendidos do ano. O impulso que a indústria de games deu com o final do ano passado pode ser mantido com a grande quantidade de jogos que vão sair no começo de 2010, então vamos em frente!

Abaixo você pode conferir, como curiosidade, uma miscelânea de dados a respeito da indústria de games compilada pelo site onlineeducation.net. Apenas desconsidere a informação sobre os jogos mais vendidos de todos os tempos, já que Modern Warfare 2 se inseriu recentemente na lista, e deve continuar a vender.

Videogame Statistics
Fonte: Online Education

Posted by Anônimo | em 15:42

0 comentários: